O recurso número um mencionado pelos rumores para o novo iPhone é uma lente periscópico para melhor zoom óptico. Os analistas acreditam que esta tecnologia será exclusiva do iPhone 15 Pro Max que receberá as novas lentes.
Lente periscópio no iPhone
Como não há profundidade suficiente em um smartphone para permitir lentes muito longas, então uma lente de periscópio tem a maioria dos elementos da lente posicionados lateralmente abaixo da caixa traseira e usa um prisma para dobrar a luz 90 graus de o elemento externo na colisão da câmera.
As lentes periscópio contam com um prisma que reflete a luz para várias lentes internas a 90 graus do sensor da câmera. Isso permite que o comprimento da lente seja muito maior do que uma lente telefoto, o que resulta em um zoom óptico muito melhor.
Zoom 6x? Zoom 10x?
Ainda não há informações sobre até onde a Apple vai no zoom óptico. Houve sugestões de zoom 6x, enquanto outros acreditam que a Apple igualará o zoom 10x do S23 Ultra da Samsung .
A razão para a incerteza é que há sempre um compromisso entre o alcance focal máximo e a qualidade da imagem. Esta é a razão pela qual você pode comprar uma lente 18-400mm de baixa qualidade para uma DSLR, mas as lentes zoom profissionais oferecem alcances dramaticamente mais curtos e custam muito mais – e os fotógrafos ainda usam lentes prime (sem zoom) para qualidade final . .
A Samsung tende a perseguir números, como a (falsa) afirmação de 200 megapixels que faz para o S23 Ultra, optando, portanto, por levar o zoom óptico ao limite. A Apple, por outro lado, tende a priorizar a qualidade em detrimento das especificações, então a empresa pode optar por limitar o alcance a 6x.